Logotipo

  • Home
  • Terra
  • Layout Preto
  • Cadastro
  • Interativo
  • Downloads
  • Comunidades
  • Fórum
  • Blogs
  • 12/5/2013 14:25 - 6906 visitas - Fonte: Globo Esporte/Blog

    Juvenal Juvêncio – a voz da soberba

    Emerson Gonçalves

    Instagram
    O presidente é Juvenal Juvêncio, que depois do fracasso do time na Copa Libertadores convocou uma entrevista e nela apontou os culpados pela queda: sete jogadores, nenhum dos quais era titular da equipe, dois deles ainda garotos recém-saídos da base do clube. A exposição desses atletas da forma e no momento em que foi feita tratou-se, antes de tudo, de um ato desumano, cruel e gratuito. Oficialmente, é claro, em momento algum a culpa pelo fracasso coletivo foi atribuída a eles, mas essa é a leitura feita por todos, inclusive pela imprensa que deixou bem clara essa visão já nos títulos da matéria a respeito.

    O presidente do São Paulo não limitou sua participação a esse ato, foi além. Voltou a dizer, em alto e bom som, que é o maior dirigente que o clube já teve e, referindo-se a si próprio na terceira pessoa, disse “O Juvenal vai embora, será lamentável e o clube vai perder muito”. Bom, é hora de recorrer a famoso bordão cômico: Há controvérsia.

    Hoje, felizmente, não mais existe o abominável passe, mas os direitos federativos dos atletas são parte do patrimônio dos clubes (enquanto os contratos estão em vigor, claro). A exposição humilhante, cruel e desnecessária dos sete atletas serviu, entre outros nada nobres resultados, para desvalorizá-los. O que, em última análise, afeta o patrimônio do clube.

    Essa postura do presidente do clube tido como modelo em todos os sentidos até pouco mais de quatro anos atrás, foi antecipada por sua saída do Estádio Independência logo depois do quarto gol do Atlético Mineiro, fuga que teve seu corolário no retorno a São Paulo, longe, muito longe de seu time, de seus jogadores, de sua delegação. Contrariando totalmente um dos mais simples princípios de comando e liderança: o verdadeiro líder, o bom comandante, está sempre presente, principalmente nos momentos ruins. Nos momentos bons a presença de chefes é dispensável.

    Por último, mas não menos significativo, Juvêncio disse que não errou, não tem culpa pela campanha do time. Disse isso com todas as letras. Se o clube fosse democrático e a gestão idem, com participação de mais pessoas nas tomadas de decisão, já seria um absurdo tal afirmação. No caso do presidente tricolor ela chega a ser divertida ou, quem sabe, dotada de ironia tão profunda que não consegue ser captada. Porque, como é sabido e como já foi dito por ele mesmo, as decisões são tomadas por ele. Mesmo quando diretor de futebol Juvenal Juvêncio negociava e contratava sem dar conhecimento aos seus pares de diretoria e ao presidente. Depois de eleito presidente não só não mudou seu comportamento, como intensificou-o. Na verdade, só Milton Cruz, seu assessor especial, participa de suas decisões sobre jogadores.

    Uma entrevista histórica e para entrar nos programas de formação de gestores de futebol, como lição perfeita e acabada de como não se comportar e do que não fazer.




    Comentários (24)

    13/05/2013 05:47:36 muna   

    Não ha o que falar, ele JJ está ultrapassado, ignorante e despota e teve o seu mandato prorrogado graças ao Sr Dr CARLOS MIGUEL AIDAR numa jogada programada e hoje ele está vendo o mal que fez ao SPFC, sujando a sua passagem e a de seu finado e saudoso pai. Só tem uma pessoa que pode acabar com esta palhaçada e este homem se chama LAUDO NATEL,. POR FAVOR DR LAUDO DEMOVA ESTE INSANO JJ E SEUS LACAIOS A CONTINUAREM NO MAIS QUERIDO. FAÇA ISTO E TERÀ A NOSSA ETERNA GRATIDÂO;

    12/05/2013 21:15:19 beatsaopaulo   

    Uma vergonha o que fizeram diretores e conselheiros do SPFC ao submeter o clube às vontades de um ser insano.
    Tudo que o clube e time de futebol vem passando é resultado das atitudes intempestivas, danosas e inconsequentes desse homem.

    12/05/2013 18:53:17 Clovis_Tricolor   

    Velho Cachaceiro, está acabando com o meu time! São Paulo nunca mais formou um time confiável!

    12/05/2013 18:04:01 aleksander_SPFC   

    O VEIO COME OVO E ARROTA PICANHA...

    Respostas (1)

    12/05/2013 19:02:55 Victorioso28   

    É ruim esse cara só come coisas de alto nivel todos os dias.
    JJ ta roubando pra caralho nosso Soberano.

    12/05/2013 17:09:33 Carioca-Tricolor-SPFC   

    Sou a favor da campanha no twitter #FORAJJ

    12/05/2013 16:32:55 Platãotricolor   

    Vergonhoso!!!O nosso querido tricolor não merece isso!!Fora Juvenal!!!

    12/05/2013 16:12:12 Juliano-01   

    Fora JJ fdp
    Este cara é louco fora sao paulo nao precisa de vc

    12/05/2013 16:09:39 Dexter01   

    DIRETORIA MAIS AMADORA DO BRASIL

    JUVENAL+ADALBERTO+JESUS LOPES = SPFC VIRANDO UMA LUSA

    ESTES PATETAS ESTÃO FUDENDO O SPFC

    12/05/2013 16:07:48 Dexter01   

    O CARA É TÃO PANKADA DA CABEÇA

    QUE QUER DISPUTAR LIBERTADORES COM P.MIRANDA NA ZAGA e ele achou que iria ganhar

    NUNCA VI TANTA INCOMPETENCIA


    ADALBERTO...NUNCA CHUTOU 1 BOLA

    JUVENAL INVENTANDO O CARA QUE SERIA QUEM IRÁ CONTRATAR

    OLHEM A CAGADA...ADALBERTO SABE O QUE DE FUTEBOL??

    SO PQ É AMIGO DO JUVENAL

    OLHEM O AMADORISMO DO CLUBE

    12/05/2013 15:44:05 Michel92   

    SOME do SPFC VELHO LOUCO!

    12/05/2013 15:37:46 marcelojc   

    Velho maldito, asqueroso e covarde

    12/05/2013 15:18:50 Emelianenko   

    Só o JJ não perceu q ele virou motivo de chacota no meio do futebol

    12/05/2013 14:48:19 Jason_Soberano   

    Juvenal convoca a imprensa para anunciar a dispensa de 7 jogadores: 5 que ELE contratou e 2 que o tão exaltado centro de Cotia formou.Ao dispensar esses jogadores,ele deixa claro que contrata e forma mal,mas ele ainda tem a cara de pau de dizer que não enxerga sua culpa nesses nossos fracassos.É contraditório,cômico e revoltante.

    Respostas (1)

    12/05/2013 14:38:07 sesaku   

    ESSE BÊBADO, BOBO DA CORTE, PALHAÇÃO É A VERGONHA DO SPFC.
    TODOS OS TORCEDORES TEM VERGONHA DE TER UM PRESIDENTE VAGABUNDO COMO ESSE, QUE É MOTIVO DE CHACOTAS E PIADAS DE TODOS.
    O SPFC NÃO MERECE TER UM PRESIDENTE OTÁRIO COMO ESSE BÊBADO.
    NEM TER TANTOS JOGADORES LIXOS DESTE ELENCO.
    A MAIORIA DOS JOGADORES DO SPFC SÃO JOGADORES DE VÁRZEA, COMO: DOUGLAS, WELLINGTON, DENILSON, MAICON, CORTEZ, RODOLFO, CARLETO, FABRÍCIO, ADEMILSON, ETC...
    E UM PIPOQUEIRO AMARELÃO, COVARDE, IRRESPONSÁVEL QUE É O LUIS FABIANO.
    E PARA COMPLETAR UM TÉCNICO INCOMPETENTE, FALASTRÃO, ENGANADOR, PERDEDOR E AMANTE DO DOUGLAS.

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.